A morte segundo as religiões (Finados)
De acordo com pesquisa apresentadas, a comemoração dos mortos, hoje
denominada Dia de Finados, teve origem na antiga gália, no território
europeu.
Era no dia primeiro de novembro que eles celebravam a festa dos espíritos.
Não nos cemitérios - os gauleses não honravam os cadáveres -, mas sim em
seus lares, onde os médiuns, os videntes falavam com as almas dos que haviam
partido.
Eles acreditavam que os bosques, os pântanos eram povoados por espíritos
errantes.
Foi no ano de 998 que o dia de finados começou a ser comemorado nos
mosteiros beneditinos, na França, e se tornou oficial no ano de 1915.
É comum, no dia de finados, a intensa visitação aos túmulos, podendo-se
observar cenas interessantes. Desde os que se juntam sobre os túmulos dos
seus amados, e ali passam o dia, para lhes fazer companhia, como se, em
verdade, eles ali estivessem encerrados, aos que lhes levam comidas e
bebidas, para que se alimentem, como se o espírito disso necessitasse.
De maneira geral, cristãos, islâmicos e judeus acreditam que após a morte há
a ressurreição. Já os espíritas crêem na reencarnação: o espírito retorna à
vida material através de um novo corpo humano para continuar o processo de
evolução. Algumas doutrinas acreditam que as pessoas podem renascer no corpo
de algum animal ou vegetal. Em algumas religiões orientais, o conceito de
reencarnação ganha outro sentido: é a continuação de um processo de
purificação. Nas diversas religiões, o homem encara a morte como uma
passagem ou viagem de um mundo para outro.
*Filosofia
*
A sobrevivência do espírito humano à morte do corpo físico e a crença na
vida e no julgamento após a morte já era encontrada na filosofia grega, em
especial em Pitágoras, Platão e Plotino. Já Sartre, filósofo francês,
defendia que o indivíduo tem uma única existência. Para ele, não há vida nem
antes do nascimento e nem depois da morte.
*Doutrina niilista
*
Sendo a matéria a única fonte do ser, a morte é considerada o fim de tudo
*Doutrina panteísta*
O Espírito, ao encarnar, é extraído do todo universal. Individualiza-se em
cada ser durante a vida e volta, com a morte, à massa comum
*Dogmatismo Religioso*
A alma, independente da matéria, sobrevive e conserva a individualidade após
a morte. Os que morreram em `pecado' irão para o fogo eterno; os justos,
para o céu, gozar as delícias do paraíso.
*Budismo*
O Budismo prega o renascimento ou reencarnação. Após a morte, o espírito
volta em outros corpos, subindo ou descendo na escala dos seres vivos
(homens ou animais), de acordo com a sua própria conduta. O ciclo de mortes
e renascimentos permanece até que o espírito liberte-se do carma (ações que
deixam marcas e que estabelece uma lei de causas e efeitos). A depender do
seu carma, a pessoa pode renascer em seis mundos distintos: reinos
celestiais, reinos humanos, reinos animais, espíritos guerreiros, espíritos
insaciáveis e reinos infernais. Estes determinam a Roda de Samsara, ou seja,
o transmigrar incessante de um mundo a outro, ora feliz e angelical, ora
sofrendo terríveis torturas, brigando e reclamando. Em qualquer um destes
estágios as pessoas estão sujeitas a transformações.
De acordo com o Livro Tibetano da Morte, existem 49 etapas, ou 49 dias, após
a morte. Os monges oram para que as pessoas atinjam a Terra Pura – lugar de
paz, tranqüilidade e sabedoria iluminada – ou renasçam em níveis superiores.
Para libertar-se do carma e alcançar a iluminação ou o Nirvana, o ciclo
ignorância, sede de viver e o apego às coisas materiais deve ser abolido da
mente dos homens. Para isso, a doutrina budista ensina a evitar o mal,
praticar o bem e purificar o pensamento. O leigo deve praticar três
virtudes: fé, moral e benevolência. Para eles, todo ser humano é iluminado,
embora não tenha consciência disso.
*Hinduísmo
*
A visão hindu de vida após a morte é centrada na idéia de reencarnação.
Para os hinduístas, a alma se liga a este mundo por meio de pensamentos,
palavras e atitudes. Quando o corpo morre ocorre a transmigração. A alma
passa para o corpo de outra pessoa ou para um animal, a depender das nossas
ações, pois a toda ação corresponde uma reação – Lei do Carma. Enquanto não
atingimos a libertação final – chama de moksha -, passamos continuamente por
mortes e renascimentos. Este ciclo é denominado Roda de Samsara, da qual só
saímos após atingirmos a Iluminação.
No hinduísmo, a alma pode habitar 14 níveis planetários distintos (chamadosa
Bhuvanas) dentro da existência material, de acordo com seu nível de
consciência. Quando se liberta, a alma retorna ao verdadeiro lar, um mundo
onde inexistem nascimentos e mortes.
Os hindus possuem crenças distintas, mas todas são baseadas na idéia de que
a vida na Terra é parte de um ciclo eterno de nascimentos, mortes e
renascimentos.
*Islamismo (Religião Muçulmana)*
Para o islamismo, Alá (Deus) criou o mundo e trará de volta a vida todos os
mortos no último dia. As pessoas serão julgadas e uma nova vida começará
depois da avaliação divina. Esta vida seria então uma preparação para outra
existência, seja no céu ou no inferno.
Quando a pessoa morre, começa o primeiro dia da eternidade. Ao morrer, a
alma fica aguardando o dia da ressurreição (juízo final) para ser julgado
pelo criador. O inferno está reservado para as almas `desobedientes', que
foram desviadas por Satanás. No Alcorão, livro sagrado, ele é descrito como
um lugar preto com fogo ardente, onde as pessoas são castigadas
permanentemente. Para o paraíso, vão as almas que obedeceram e seguiram a
mensagem de Alah e as tradições dos profetas (entre eles, os cinco
principais: Noé, Abrão, Moisés, Jesus filho de Maria e Mohammed). No
Alcorão, o paraíso é descrito como um lugar com rios de leite, córregos de
mel e outras belezas jamais vistas pelo homem.
*Espiritismo*
Defende a continuação da vida após a morte num novo plano espiritual ou pela
reencarnação em outro corpo. Aqueles que praticam o bem, evoluem mais
rapidamente. Os que praticam o mal, recebem novas oportunidades de melhoria
através das inúmeras encarnações. Crêem na eternidade da alma e na
existência de Deus, mas não como criador de pessoas boas ou más. Deus criou
os espíritos simples e ignorantes, sem discernimento do bem e do mal. Quem
constrói o céu e o inferno é o próprio homem.
Pela teoria, todos os seres humanos são espíritos reencarnados na Terra para
evoluir. A morte seria apenas a passagem da alma do mundo físico para a sua
verdadeira vida no mundo espiritual. E mesmo no paraíso, acredita-se que o
espírito esteja em constante evolução para o seu aperfeiçoamento moral.
As almas dos mortos ligam-se umas às outras, em famílias espirituais,
guiadas pela sintonia entre elas. Consequentemente, os lugares onde vivem
possuem níveis vibratórios diferentes, sendo uns mais infelizes e
sofredores, e outros mais felizes e plenos.
Muitas escolas espiritualistas – não todas – defendem a idéia da
sobrevivência da individualidade humana, chamada espírito, ao processo da
morte biológica, mantendo suas faculdades psicológicas intelectuais e
morais.
*Igreja evangélica
*
Como no catolicismo, os evangélicos acreditam no julgamento, na condenação
(céu ou inferno) e na eternidade da alma. A diferença é que o morto faz uma
grande viagem e a ressurreição só acontecerá quando Jesus voltar à Terra, na
chamada `Ressurreição dos Justos', ou, então, aqueles que forem condenados
terão uma nova chance de ressurreição no `Julgamento Final'. Os que morrerem
sem Cristo como seu Deus também receberão um corpo especial para passar a
eternidade no lago de fogo e enxofre.
*Igreja Adventista do Sétimo Dia*
Na Igreja Adventista do Sétimo Dia, os mortos dormem profundamente até o
momento da ressurreição. Quem cumpriu seu papel na Terra recebe a graça da
vida eterna, do contrário desaparece.
*Igreja Batista*
Crêem na morte física (separação da alma do corpo físico) e na morte
espiritual (separação da pessoa de Deus). Os que, após a morte física,
acreditam ou passam a confiar em Jesus Cristo, vão para o Paraíso onde terão
uma vida de paz e felicidade. Com a morte espiritual, a alma vai para o
Inferno para uma vida de angústia, sofrimento, dor e tormentos.
*Catolicismo*
A vida depois da morte está inserida na crença de um Céu, de um Inferno e de
um Purgatório. Dependendo de seus atos, a alma se dirige para cada um desses
lugares.
A alma é eterna e única. Não retorna em outros corpos e muito menos em
animais. Crê na imortalidade e na ressurreição e não na reencarnação da
alma. A Bíblia ensina que morreremos só uma vez. E ao morrer, o homem
católico é julgado pelos seus atos em vida. Se ele obtiver o perdão,
alcançará o céu, onde a pessoa viverá em comunhão e participação com todos
os outros seres humanos e, também, com Deus. Se for condenado, vai para o
inferno. Algumas almas ganham uma chance para serem purificadas e vão para o
purgatório, que não é um lugar, e sim uma experiência existencial da pessoa.
Quem for para o céu ressuscitará para viver eternamente. Depois do Juízo
Final, justos e pecadores serão separados para a eternidade. Deus julga os
atos de cada pessoa em vida de acordo com a palavra que revelou através de
Seu Filho, com os ideais de amor, fraternidade, justiça, paz, solidariedade
e verdade.
*Judaísmo*
O judaísmo crê na sobrevivência da alma, mas não oferece um retrato claro da
vida após a morte, e nem mesmo se existe de fato.
O judaísmo é uma religião que permite múltiplas interpretações. Algumas
correntes acreditam na reencarnação, outras na ressurreição dos mortos.
Enquanto a reencarnação representa o retorno da alma para um novo corpo, a
ressurreição é definida como o retorno da alma ao corpo original.
Para os judeus, a lei permite à pessoa que vai morrer pôr a sua casa em
ordem, abençoar a família, enviar mensagem aos que lhe parecem importantes e
fazer as pazes com Deus. A confissão in extremis é considerada importante
elemento na transição para o outro mundo.
*Candomblé*
Não existe uma concepção de céu ou inferno, nem de punição eterna. As almas
que estão na terra devem apenas cumprir o seu destino, caso contrário
vagarão entre céu e terra até se realizar plenamente como um ser consciente
e eterno.
Os cultos afro-brasileiros acreditam que os mistérios da vida e da morte são
regidos por uma Lei Maior, uma força divina que dá o equilíbrio divino ou
eterno. O Candomblé vê o poder de Deus em todas as coisas e, principalmente,
na natureza. Morrer é passar para outra dimensão e permanecer junto com os
outros espíritos, orixás e guias. Trabalha com a força da natureza existente
entre terra (Aìyê) e o céu (Òrun). Nos cultos afros, o assunto de vida após
a morte não é bem definido.
Na Terra, o objetivo do homem é realizar o seu destino de maneira completa e
satisfatória. Ao cumprir o seu destino na Terra, o ser humano está pronto
para a morte. Após a morte, o espírito será encaminhado ao Òrun, para uma
dimensão reservada aos seres ancestrais, ou seja, eternos. O ser humano pode
ser divinizado e cultuado. Caso o seu destino não seja cumprido, os
espíritos ficarão vagando entre os espaços do céu e da terra, onde podem
influenciar negativamente os mortais. Como não se realizaram plenamente,
estes espíritos estão sujeitos à reencarnação. Já as pessoas vivas que
sofrem as suas influências negativas, precisam passar por rituais de limpeza
espiritual para reencontrar o equilíbrio.
*Umbanda*
A Umbanda sofre influências de crenças cristãs, espíritas e de cultos afros
e orientais. Como não existe uma unidade ou um `livro sagrado', alguns
umbandistas admitem o céu e o inferno dos cristãos, enquanto outros falam
apenas em reencarnação e Carma.
Na Umbanda, morte e nascimento são momentos sagrados, que marcam a passagem
de um estado a outro de manifestação espiritual, morremos para um lado e
nascemos para outro lado da vida, o que nos aguarda do outro lado depende de
nós mesmos.
A Umbanda explica o universo através de sete linhas, regidas por Orixás. Ao
morrer, a pessoa será atraída por estes mundos espirituais. A matéria é
apenas um dos caminhos para a evolução do espírito. Sendo assim, a morte é
uma etapa do ciclo evolutivo, sendo a reencarnação a base da evolução. O
objetivo maior do nascimento e da morte é a harmonização e a evolução
consciente do espírito. Após morte, o ser humano leva consigo suas alegrias,
sua fé, suas crenças, suas mágoas e suas dores. E terá que lidar com elas,
sempre contanto com o auxílio dos espíritos mais evoluídos que o
recepcionarão no outro lado da vida e o ajudarão na sua adaptação no mundo
espiritual.
Com a morte do corpo físico, os espíritos bons podem se tornar protetores,
enquanto os maus (espíritos de pouca evolução, devido às poucas encarnações)
podem virar perturbadores. Os mortos (desencarnados) podem ser contatados,
ajudados ou afastados.
*Revista Época: 05/08/2004 – Edição nº 325 *
| Att. Ricardo Zapparoli |
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